top of page

CHAPADA DOS GUIMARÃES, NOBRES E PANTANAL ESTÃO ENTRE 50 MELHORES DESTINOS DE ECOTURISMO DO BRASIL.

O Guia Quatro Rodas, da revista da Abril, que é a principal referência para quem vai viajar pelo Brasil, traz, na edição comemorativa de meio século, os 50 melhores destinos de ecoturismo do país, entre eles a Chapada dos Guimarães, Nobres e o Pantanal em Mato Grosso.

Segundo a publicação, a Chapada é atrativa por causa das “suas enormes formações rochosas, mirantes e cachoeiras”, que ficam dentro do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, criado em 1989.

Já Nobres aparece como uma alternativa a Bonito (MS). “O destino é muito procurado para mergulho e flutuação. Os rios cristalinos cheios de peixes, as grutas e cachoeiras encantam quem visita a cidade” – diz o Guia.

No Pantanal, o destaque vai para “as mais de 650 espécies de aves catalogadas na região são apenas um dos motivos para conhecer a região”. Conforme apurou a equipe do Guia, “pesca, safári fotográfico e focagem noturna de animais estão entre os programas mais procurados”.

O secretário-adjunto de Estado de Turismo, Luiz Carlos Nigro, assegura que a publicação foi espontânea e que o governo recebeu este destaque como uma boa notícia, já que tenta fortalecer o setor de turismo. “Temos belezas naturais incríveis, mas reconhecemos que estamos em fase intermediária na organização do nosso trade turístico”, disse ao . O trade turístico é o conjunto estrutural no entorno dos pontos de visitação.

Entre os muitos problemas que ainda devem ser resolvidos estão as estradas que levam aos destinos, voos que ainda ainda não há, a qualidade dos hotéis, restaurantes próximos, a instalação de pontos de orientação ao visitante e de locação de veículos, além da qualificaçlão de todos que lidam com os visitantes, principalmente os guias.

Para dar um exemplo comparativo, entre um trade já estruturado e o que precisa melhorar, o secretário cita Nobres e Bonito. “Quanto às belezas naturais são iguais, dois lugares muito bonitos, mas Bonito está há 18 anos trabalhando o turismo, conseguiu um voo que chega lá, fez material de publicidade e já tem um trade extremamente forte, enquanto nós ainda estamos engatinhando”.

O secretário lamenta ainda que os próprios mato-grossenses não deem preferência a viagens internas.

Mudar tudo isso é uma das preocupações que, segundo ele, o governo está tendo, em prol do fortalecimento do corredor do turismo, composto por Chapada, Nobres, Pantanal e também Jaciara – que não foi citada pelo Guia Quatro Rodas, mas também é destaque nacional devido às suas águas propícias a esportes radicais, como rafting e canoagem. Fontes: Keka Werneck, Redação www.Reportermt.com.br , e http://viajeaqui.abril.com.br/materias/os-50-melhores-destinos-de-ecoturismo-do-brasil

Posts Recentes
 
Siga-nos
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Arquivo
 
Tags
Nenhum tag.
bottom of page