top of page

Médicos apostam no Stand Up Paddle e no Surf para substituir remédios no combate a doenças crônicas.


Imagine se os médicos começassem a substituir a prescrição de medicamentos por receitas que sugerem atividades físicas para o tratamento de doenças crônicas?! Pois na França a prática já é uma realidade, e o Surf e o Stand Up Paddle são os esportes mais recomendados. Bem que a moda podia pegar no Brasil...

De acordo com reportagem do jornal britânico The Telegraph, esta pequena revolução da medicina está acontecendo na cidade de Biarritz, no litoral francês. Os médicos da cidade estão autorizados a prescrever aulas de surf ou stand up paddle para pacientes que sofrem com enfermidades crônicas num programa que, segundo eles, até agora tem se mostrado ‘milagroso’.

A decisão é parte de um esforço médico para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e reduzir a dependência do uso de remédios no combate a doenças. Outras modalidades de esportes praticados ao ar livre, de preferência no mar, também estão na lista.

Vinte médicos estão participando do projeto piloto que os autoriza a prescrever cursos de até 12 semanas de iniciação em modalidades como: surf, stand up paddle, natação e caminhada, entre outros. O esporte varia de acordo com a doença e as condições dos pacientes. Ainda segundo os pesquisadores, em alguns casos, a atividade física pode substituir completamente as drogas.

Um dos exemplos citados por Nicolas Guillet, um dos criadores da proposta, é de uma mulher de 40 anos que sofria com intensas dores nas costas e já havia inclusive passado por cirurgias. A prescrição para ela foram aulas de stand up padle. Seis meses depois, ela diz ter passado por uma mudança drástica e garante estar praticamente livre das dores.

Para os pesquisadores, o sucesso do programa se explica pelo fato de que o mar é “incrivelmente terapêutico”. O surf, o stand up e outros esportes aquáticos podem ser grandes aliados no combate a males como dores crônicas, depressão, diabetes, obesidade e problemas cardíacos. Fonte: The Telegraph

Posts Recentes
 
Siga-nos
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Arquivo
 
Tags
Nenhum tag.
bottom of page