top of page

Surfe, skate e escalada esportiva devem entrar para os Jogos Olímpicos de Tóquio

Comitê executivo do COI aprova por unanimidade propostas iniciais de inclusão de cinco esportes; decisão final deve ser tomada nos Jogos do Rio

Cinco esportes, incluindo surfe, skate e escalada esportiva, devem entrar para a lista de modalidades dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. As informações são da agência de notícia Reuters, que acompanhou uma reunião do Comitê Olímpico Internacional, na qual a inclusão dos três esportes, além do karatê e do beisebol, foram recomendadas, para atrair mais jovens e uma maior parcela do público japonês para os jogos.

De acordo com a agência, a definição deve ser tomada até o fim dos Jogos Olímpicos do Rio, em agosto. O comitê executivo do COI foi unânime em votar a favor do prosseguimento do processo que vai definir a inclusão dos cinco esportes.

"É uma boa proposta. Tem o equilíbrio entre os esportes que são populares no Japão e aqueles que estão engajando cada vez mais jovens, como o surfe, o skate e a escalada esportiva", disse o vice-presidente do COI, John Coates.

De acordo com as novas regras do comitê, as cidades que recebem os jogos olímpicos podem escolher esportes que interessam mais ao público local para sugerir a lista de modalidades originais do evento, que são 28.

Surfe em ondas naturais

A proposta apresentada para o surfe foi de uma competição com 20 atletas em cada categoria, masculina e feminina. No Japão, as baterias seriam realizadas no mar, com ondas naturais. A recém-inaugurada piscina de ondas artificiais da Kelly Slater Waves Company na Califórnia levantou a possibilidade de realizar o evento olímpico com essa tecnologia, hipótese descartada por enquanto.

"Estamos pensando em praias naturais para o surfe, mesmo. O Japão tem um grande número de áreas para surfe e tem a cultura do esporte muito forte", disse o diretor de esportes do COI, Kit McConnell.

A Associação Internacional de Surfe (ISA), em nota, disse estar extasiada com a notícia: "Esse é um momento maravilhoso para o nosso esporte e para a família do surfe em todo o mundo. Nossa relação com o COI e a inclusão do esporte nos Jogos Olímpicos foi uma prioridade para a ISA nos últimos anos e estamos extasiados agora que estamos cada vez mais próximos de realizar nosso sonho olímpico", disse o presidente da ISA, Fernando Aguerre. Quatro doses de skate Os fãs e praticantes de skate vão ter quatro eventos para acompanhar: dois na modalidade "street" e dois na "park". A competição também vai ser dividida entre homens e mulheres, cada categoria com 20 atletas. De acordo com a agência, a escalada esportiva deve ser dividida em três categorias: "boulder" (escalada em rocha), condução e velocidade, cada com chaves masculina e feminina. Ao todo, os cinco novos esportes devem somar mais de 470 novos atletas aos Jogos Olímpicos.

Ótima noticia para o esporte de aventura =D

Posts Recentes
 
Siga-nos
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
Arquivo
 
Tags
Nenhum tag.
bottom of page